Topo

Você já refletiu sobre a sua saúde hoje?

E aí, amigo (a)?! Vamos começar com uma pergunta séria: em meio a essa pandemia, você já refletiu sobre os cuidados com a sua saúde? Se não, hoje, mais do que nunca, é dia de repensar como você se cuida. Não, e não é só pelo novo coronavírus, mas porque hoje é celebrado o Dia Mundial da Saúde, 7 de abril.

Por que 7 de abril?

O dia 7 de abril foi escolhido em 1948 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para celebrar a data de fundação da instituição e conscientizar a população sobre os cuidados com a saúde. Comemorado pela primeira vez em 1950, todos os anos a data tem um tema para ser abordado. Neste ano, devido ao surto do novo coronavírus, o tema ainda não foi definido.

Falando em coronavírus…

Sabemos que, neste período difícil, você não deixou de fazer as suas entregas e continua no corre para manter as atividades básicas do país funcionando. Por isso, enquanto você e outros profissionais são linha de frente neste surto, convidamos a médica infectologista da Fiocruz, doutora Jois Ortega, para responder às dúvidas dos caminhoneiros e motoristas que enviaram suas perguntas para o nosso perfil do instagram, que vão te ajudar no dia a dia.

Vamos lá!

1 – O vírus pode sobreviver no asfalto? E ir para o pneu e viver mais tempo?
Não há estudos que comprovem que o vírus pode permanecer vivo no asfalto e, também, se ele poderia se propagar. A maior probabilidade de contaminação é o contato de pessoas infectadas nas superfícies da cabine ou na parte interna do veículo.

2 – Sempre guardo minha roupa após o banho em uma sacola para evitar contato, está certo?
Sim! Depois é só lavar com água e sabão. De preferência, faça isso logo quando possível.

3 – Os sintomas são iguais para todas as pessoas, ou algumas são mais sensíveis?
Os sintomas não são iguais para todas as pessoas. Os indivíduos respondem de forma diferente para qualquer que seja o tipo de infecção. Se você tem um problema de saúde que te deixa mais vulnerável, como diabetes, asma ou doença autoimune, a infecção pode ser mais grave, mas isso não é uma regra. Também não atinge só idoso, qualquer pessoa pode ter a forma branda (gripe comum) ou a grave (pneumonia viral severa).

4 – Se uma mulher grávida contrair o coronavírus, pode comprometer o bebê?
Não há estudos que comprovem a transmissão do vírus ainda na gestação. O importante é seguir com as recomendações de saúde e lavar bem as mãos.

5 – É certo passar álcool no exterior do caminhão? Lataria, implemento, etc?
Não! Lave o caminhão com água e sabão, que é mais eficaz.

6 – Como devo higienizar a parte interna do meu caminhão? Quais os produtos além do álcool?
Você pode usar o álcool isopropílico (diferente do álcool comum) para limpar as superfícies eletrônicas, já as demais partes podem ser limpas com água, sabão e um pano limpo. O álcool em gel 70% é pra ser usado nas mãos e depois das paradas, na intenção de reduzir a carga de contaminação.

7 – Com o fechamento de fronteiras de alguns estados e até do Brasil com alguns países, como o Uruguai, tenho que ficar parado aguardando a reabertura. Quais cuidados devo ter se estiverem comigo outros caminhões/ caminhoneiros?
Os mesmos que deve ter em todos os lugares! Manter a distância de pelo menos um metro, não emprestar objetos de uso pessoal, como garrafa de água, copos, talheres, entre outros. Se alguém estiver com sintomas de gripe ou de infecção, deverá procurar atendimento médico para cuidado e orientação. Em relação às aduanas e fronteiras, siga as orientações do local, pois pode variar de acordo com a situação.

8 – Devo ter algum cuidado especial ao tomar banho nas paradas (posto) durante as entregas?
Observe o local para banho e use aqueles que estão mais higienizados, mas não há necessidade de passar álcool antes. Caso esteja muito sujo, limpe com desinfetante ou água sanitária antes de tomar banho. Após o banho, guarde as roupas em sacos plásticos e, se tiver acesso a local para lavá-las, faça com água e sabão; após lavadas, pode pendurar; se não puder lavar e tiver que usá-las, pendure em lugar arejado com sol.

9 – Além dessas questões, quais são as outras recomendações para os motoristas/caminhoneiros?
Você pode preparar um kit de higiene, já que alguns itens você pode não conseguir durante a viagem. Portanto, leve: álcool gel, pet com água, sabão líquido, toalha, sacola plástica para guardar roupas que não são possíveis de serem lavadas na hora. Para viagens longas, leve água sanitária e sabão em pó.

Dica bônus!

Outra dica é não usar álcool gel nas mãos, depois de mexer com a parte mecânica do caminhão/veículo. Nesse caso, o mais eficaz e recomendado é usar a sua pet com água e sabão.

As perguntas foram enviadas por caminhoneiros e motoristas no nosso perfil do instagram. Você também pode enviar a sua, caso já não tenha sido respondida aqui! 🙂

Faça a sua parte!

Todo cuidado hoje é pouco! Por isso, faça a sua parte e siga as recomendações de saúde. As orientações são para te proteger e evitar que mais infecções ocorram. Além disso, não deixe para se preocupar com a sua saúde somente agora, durante a pandemia. Os cuidados com a nossa saúde devem ocorrer durante o ano todo! Por isso, mantenha seu cartão de vacinação em dia, alimente-se bem, faça check-ups e sempre procure um médico quando algo não estiver bem.

Para ver outras dicas da dra. Jois Ortega, acesse.

Obrigado!

Neste dia de reflexão, também fica aqui o nosso agradecimento aos profissionais de saúde. Sabemos que vocês são os primeiros nessa linha de frente contra o coronavírus, mas mesmo que os dias pareçam intermináveis, saiba que estamos aqui mandando força para vocês.

Além disso, no dia 11 de abril é celebrado o Dia do Médico Infectologista, parabéns pelo trabalho, doutora Jois Ortega, e todos os outros infectologistas. A esperança e perseverança de vocês nos dá a certeza de que dias melhores virão!

Sem Comentários

Postar um Comentário